Ensinar matemática nunca foi tarefa fácil, ao longo do tempo, presenciamos problemas causados por uma visão distorcida deste conhecimento, um dos quais, podemos citar, é o fato de ser considerada descontextualizada, fazendo com que nos deparemos com questionamentos do tipo: Por que estudar isso? Para que?
Por este e muitos outros fatores, estudar matemática se tornou uma chatice, uma mesmice, os educandos não se sentem motivados a aprendê-la e a estudá-la.
Para tentar reverter este quadro, é de extrema importância desenvolver atividades em Matemática explorando sua história e suas aplicações. Neste contexto, as novas tecnologias de informação e comunicação trazem em sua trajetória uma perspectiva inovadora, que tem como característica básica a inter-relação entre pesquisa, formação e prática com o uso das tecnologias.
Aprende-se a conhecer, aprendendo a fazer e a refletir sobre esse fazer. Diferentes estímulos podem atuar sobre áreas cerebrais e emoções do indivíduo, partindo do princípio de que a motivação é requisito para o aprendizado. Recursos como a internet, softwares, jogos educativos e a realidade virtual trazem a educação possibilidades até a pouco inimagináveis.